sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Saia da rotina com dicas para inovar e apimentar o relacionamento


Reportagem: Monique Zagari Garcia

 

O relacionamento caiu na rotina? Confira 10 dicas para não deixar a chama apagar e voltar a sentir aquele friozinho na barriga ao encontrar o amado

 

rotina e o tempo são, muitas vezes, os grandes responsáveis pelo desgaste de um relacionamento, que pode acabar “esfriando” sem que o casal perceba. A explicação da psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia (SP) para essa mudança é que o ser humano tende a se acomodar com tudo o que está bem e dentro dospadrões, ou seja, não há o hábito de buscar o novoquando não se faz necessário. “Só fazemos mudanças quando sentimos dor (desconforto) frente a um contexto ou percebemos que alcançaremos prazer fazendo alguma alteração. Somos movidos por prazer e dor, e é isso que nos motiva”, relata a especialista.

E por que não inovar?Novidades geram expectativas, friozinho na barriga, excitação e, desse modo, impedem que a monotonia se instale. “Como o próprio termo já diz, inovar mantém a relação nova, sempre acesa e se reciclando”, explica Thaís. A psicóloga Cynthia Boscovich (SP) completa: “O ser humano é um ser em constante amadurecimento. Nem sempre o que gostamos hoje nosinteressou no passado e nos interessará no futuro. Por isso é importante estar atenta ao companheiro a fim de acompanhar essas modificações e se adaptar à elas, mas sem se sentir prejudicada ou forçada a isso”.
Levando em consideração que o peso da rotina, ainda que natural, muito atrapalha os relacionamentos, reunimos dicas da psicoterapeuta cognitivo-comportamental Thaís Petroff Garcia e da psicóloga do Hospital São Camilo (SP) Rita Calegari para manter a relação viva e apimentada. Confira na próxima página!

Dicas para inovar e apimentar a relação

 

1 - Tenha um dia de casal

“Reserve um dia da semana para você e o gato saírem juntos. Ir ao cinema, jantar à luz de velas... O importante é ficar a sós em um ambiente diferente e não ficar em casa, pois isso é sinônimo de rotina!”, sugere Rita.

2 - Faça surpresas

Segundo Thaís, ser espontâneo é algo que ajuda muito, é olhar para dentro de si buscar aquele lado mais solto, criativo e que tem ideias e desejos que acabam ficando de lado na correria do dia a dia. “Volte a dar atenção e ouvidos às vontades de mandar umamensagem no celular dizendo que está com saudades, um e-mail descrevendo um sonho ou pensamento picante que teve, abraçar com força quando se tem vontade... Isso tudo traz mais fluidez para a relação e sensação se novidade”, ensina. “Que tal fazer um mimo? Dar um presentinho fora de hora? Pode ser chocolate, balinhas, revista... Uma ligação fora de horadizer que ama e que sente falta são ótimas dicas”, completa Rita.

3 - Aproveite as oportunidades
Estão sozinhos em casa? O filho está dormindo? O trânsito ajudou e você chegou mais cedo em casa? “Fique atenta às oportunidades do dia a dia para ficar junto ao amado em momentos até mesmo inesperados”, recomenda Rita.
 

4 - Resgate os desejos antigos

“Resgatar desejos do início do relacionamento que não foram colocados em prática por vergonha e até mesmovontades que foram realizadas, mas que foram esquecidas com o tempo, pode trazer de volta aquele “ar” de começo de namoro”, aconselha Thaís.

5 - Cultive sua vida pessoal

Amigos e interesses particulares devem existir e garantem sua individualidade na relação.Homens gostam de mulheres ocupadas, que pensam em outras coisas além deles”, avisa Rita. Portanto, nada de se fechar em um mundinho particular!

6 - Converse sobre os sentimentos

Thaís explica que conversar sobre os sentimentos aproxima os casais. Muitas vezes asconversas ficam focadas somente em descrever o dia, os acontecimentos e os problemas da rotina, fazendo com que um não saiba mais o que se passa dentro do outro, havendo então um afastamento emocional e distanciamento do laço amoroso.

7 - Bom humor é fundamental!

Nada mais sexy que mulher feliz, risonha e bem humorada. “Está de dieta? Seu parceironão tem culpa e não deve pagar o preço por você ficar sem comer chocolate e de mau humor”, brinca Rita.

8 - Inove no sexo

“Que tal visitar um sex shop?”, sugere Thaís. Diversas lojas oferecem uma gama de produtosque proporcionam novas experiências e sensações que podem mudar o rumo da relação. Experimente também testar novas posições sexuais; você pode descobrir novas formas de obter prazer até então desconhecidas e não exploradas.

9 - Arrume-se para ficar em casa

“Tem coisa pior do que usar roupa velha, furada e sem graça só porque vai ficar em casa vendo TV? Antes não era assim, não é mesmo? Ficar à vontade não quer dizer desleixada”, alerta Rita.

10 - Aposte em roupas de baixo bonitas e atraentes

Não precisa usar lingeries de renda o tempo todo, os homens gostam de outras coisastambém! “Usar uma roupa de baixo bonita também mostra o respeito que você tem por você mesma, ou seja, que você se valoriza e deve ser valorizada também”, finaliza Rita.


Leia este texto também em Corpo a Corpo.

8 comentários:

  1. Oi, Thais, a TCC ajuda na perda de peso (compulsao alimentar?)

    ResponderExcluir
  2. Sim, ajuda bastante! É uma abordagem terapêutica que tem um ótimo resultado e o melhor, a longo prazo, já que a pessoa aprende a lidar com seus pensamentos e comportamentos de modo diferente. Ocorre um real processo de reeducação.

    ResponderExcluir
  3. Thais, sou Homem, tenho 21 anos! Duvida: E quando tentanmos inovar mas a "parceira" tem medo, vergonha ou insegurança? Você possui algumas dicas? Grato desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bruno... é bem comum a mulher sentir medo, culpa ou vergonha em testar coisas diferentes na cama; afinal vivemos em uma sociedade machista.
      O que pode ajudar é demonstrar a ela sua afetividade, seu carinho; fazer com que ela se sinta queria, segura e que ela fazer isso ou aquilo na cama não fará com que você deixe de gostar dela ou faça julgamentos negativos. Trocando em miúdos: é importante muita conversa sincera e aberta entre vocês sobre o que pensam e sentem e a mulher é geralmente mais emocional do que o homem, por isso ela precisa sentir o seu suporte e amor.

      Excluir
  4. Oi. Sou a ana e tenho 23 anos. Actualmente estou junta com o meu parceiro mas falamos muitíssimo pouco. Moramos 1h longe um do outro tamnm. 1 vez em 3\4 dias . como posso inovar e saber que ele me ama?

    ResponderExcluir
  5. Oi. Sou a ana e tenho 23 anos. Actualmente estou junta com o meu parceiro mas falamos muitíssimo pouco. Moramos 1h longe um do outro tamnm. 1 vez em 3\4 dias . como posso inovar e saber que ele me ama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carina, aproveitem o tempo que tem juntos. Já ouviu falar que o importante é qualidade e não quantidade? A distância e o pouco tempo que tem juntos ajuda inclusive com que não caiam na rotina. Coloque sua criatividade para funcionar e pense de quantas maneiras diferentes pode surpreendê-lo demonstrando seus sentimentos. Desde roupas diferentes, fazer um jantar, propor brincadeiras e jogos, escrever uma carta, deixar presentinhos e bilhetinhos nas coisas dele, etc... É só deixar a imaginação voar.

      Excluir