domingo, 26 de maio de 2013

Cultivando a Árvore-Paciência



por Patanga Cordeiro
Estive em viagem de fim de ano em San Diego, na Califórnia, para passar duas semanas com meus amigos do Centro Sri Chinmoy. Entre diversas coisas, durante a inauguração da exposição de arte de Sri Chinmoy no saguão da prefeitura da cidade, Ranjana Ghose, curadora da arte Jharna-Kala de Sri Chinmoy, recitou um poema de Sri Chinmoy. Eu não anotei na hora, mas poema diz algo no seguinte sentido: O que cresce entre a árvore-fracasso e a árvore sucesso de nossas vidas é a árvore-paciência.
Muitas vezes consideramos a paciência como algo fraco, débil – a nossa última opção após não alcançarmos algo da forma esperada. Ou então a manipulamos como uma desculpa para deixar de fazer algo em vista.
Sri Chinmoy fala sobra a paciência:
“O que é a paciência? É uma certeza interior do Amor sem reservas e Orientação incondicional de Deus. A paciência é o Poder de Deus oculto em nós, para superarmos as abundantes tempestades da vida.”
Songs Of The Soul, Agni Press, 1971.
“A paciência é uma árvore que cresce dentro de nós e não produz apenas um fruto, mas quatro: sabedoria, alegria, paz e vitória. Paciência requer energia, assim como a cooperação do corpo, vital e mente. Sem paciência, a mente funciona de forma automática, como uma máquina. Ela se move por compulsão, não por escolha. Ela é inquieta – corre para lá e para cá. O corpo pode ser inerte, mas a mente está sempre vagando. Por isso, não pode existir paz sem paciência. …”
Meditação e concentração são formas de ensinar à mente como focar sua energia para um objetivo, ao inves de ficar “sempre vagando”. Ele continua:
“Paciência não é inércia. Inércia é uma forma negativa e destrutiva de abordar a Verdade. É estagnada, e aquilo que é estagnado por fim leva à destruição. Mas a paciência é dinâmica – ela sempre segue em frente, em direção à meta. A paciência possui o movimento contínuo de crescimento e está sempre acompanhada pela paz. Essa paz nunca pode ser confundida com inércia, que é sempre acompanhada por inquietação.”
Illumination-Fruits, Agni Press, 1974.
Vejam como é interessante! Inércia é acompanhada por inquietação (imaginemo-nos deitados na cama, sem fazer nada, sacudindo os pés ou pensando em coisas fúteis.) Paciência é dinâmica e leva à paz. Imaginemo-nos realizando um projeto certeiro, superando dificuldades no tempo certo e colhendo os frutos da ação: não o sucesso, mas a paz.


Para saber mais, visite o site http://www.meditacaosp.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário