quarta-feira, 15 de maio de 2013

Medo pode cegar visão sobre a realidade e paralisar a vida


Será que nos privamos de possíveis novos prazeres, conhecimentos, relacionamentos e crescimento, pois ficamos presos aos nossos medos? 
"Percepção distorcida da realidade pode levar à privação de abrir-se para situações diferentes. A própria mente faz a pessoa enclausurar-se diante da vida"O medo é uma emoção presente na vida de todas as pessoas. Essa emoção é natural e saudável, pois nos protege de perigos, que se ignorados, poderiam nos fazer perder a vida.
Por outro lado, quando essa emoção é excessiva, passa a ser prejudicial e pode nos levar à estagnação.


Há um desenho animado chamado "Os Croods" que demonstra muito bem essa questão. Apesar de ser um filme infantil e em uma época muito distante da nossa, ele nos mostra de forma análoga como nos comportamos em alguns momentos diante de nossas crenças e aprendizados da infância. Temos algumas ideias como certas e podemos nunca nos permitir questioná-las (já que foi "papai e mamãe" que nos ensinaram) ou ainda sentimos aquilo como verdade, e portanto, acreditamos que seja.

Assim como no desenho citado acima, no mito da caverna de Platão também os homens nasceram e foram criados conhecendo somente uma verdade: a segurança daquele mundo em que viviam (a caverna) e o que era contado a respeito "dos perigos do mundo lá fora".

Na alegoria da caverna, os homens nasceram dentro dessa e encontravam-se acorrentados, virados de frente para a parede e de costas para uma brecha que permitia a luz entrar. Desse modo, viam refletidas na parede as sombras de outros homens que passavam do lado de fora e acendiam fogueiras, bem como sons, os quais eram associados às sombras. Viam criaturas disformes e muito grandes e, diante disso, sentiam muito medo de ir lá fora. Se privavam de conhecer o novo em função das distorções que faziam. Isso os mantinha enclausurados ali; não só pelas correntes, mas também (e talvez principalmente) pelas suas mentes.
Será que fazemos a mesma coisa em alguns momentos, não nos permitindo entrar em contato e/ou enfrentar situações diferentes das que estamos acostumados?

Será que nos privamos de possíveis novos prazeres, conhecimentos, relacionamentos e crescimento, pois ficamos presos aos nossos medos?

Reflita se pode haver um mundo muito mais bonito lá fora e você está se mantendo preso dentro de uma caverna escura.

Leia este texto também em Via Estelar.

Um comentário:

  1. Recebi o email abaixo da Vânia Santana, de Olinda/PE, a qual me autorizou a publicá-lo aqui, uma vez que contém uma história que é relacionada e reforça o conteúdo acima:

    "Gostei muito da sua abordagem sobre o medo e sua observação á respeito do mito da caverna no contexto do filme OS Croods.O medo muitas vezes impede as pessoas enxergarem novos horizontes.Você já leu este texto 'O poder da porta negra'?
    'No país das Mil e Uma Noites havia um rei que costumava levar os prisioneiros de guerra a uma enorme sala. Lá ficavam enfileirados e o soberano gritava: - Vou lhes dar uma chance. Olhem para o lado direito! Nessa direção, estavam alguns soldados armados com arco e flecha, prontos para ação. - Agora, continuava o rei, olhem para o lado esquerdo. Então, eles viam uma porta negra, decorada com figuras assustadoras. O rei posicionava-se no centro da sala e ordenava: - Vocês têm duas escolhas: morrer cravados por flechas ou... abrir aquela porta e enfrentar o que ela reserva para vocês. Decidam! Os prisioneiros agiam sempre da mesma forma: chegavam perto da terrível porta e faziam a opção: - Quero morrer flechado! Prefiro isso a ser trancado lá dentro. Um dia, porém, a guerra acabou. Depois de algum tempo, um dos soldados estava varrendo a sala, quando surgiu o rei. Ele fez a reverência e, meio sem jeito, indagou: - Oh! Majestade, sempre quis saber... o que tem além daquela porta? Ao que o rei respondeu; - Vá lá e veja você mesmo! Trêmulo, o soldado virou a maçaneta devagar e viu um raio de sol invadir a sala. Abriu um pouco mais e sentiu o cheiro da relva. A porta dava para uma grande estrada. Era a liberdade!!!' Autor desconhecido."

    ResponderExcluir