sexta-feira, 26 de abril de 2013

O que é Mindfulness?


 Colocado a questão responde-se da forma mais simples:  

Mindfulness consiste em consciência momento-a-momento. Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo. 

É uma abordagem sistemática para que se possam desenvolver novas formas de controle e sabedoria nas nossas vidas, baseada nas nossas capacidades internas para relaxarmos, dedicarmos a atenção, consciência e insight ao que ocorre ao longo do dia. Isto não se trata de um processo passivo em que iremos salvar alguém. Pelo contrário. A prática de Mindfulness pressupõe um interesse ativo da sua parte, para que desenvolva aprendizagens através das quais poderá aumentar forças que apesar de não saber… já possui!

Se pensarmos no stress sabemos que não existem instrumentos mágicos ou respostas fáceis para este problema. Na base, o stress é uma parte natural da nossa vivência da qual não existe qualquer saída tal como não existe saída da condição humana em si mesma. Ainda assim, muitas pessoas tentam evitar o stress criando muros à sua volta para não sentirem as suas experiências de vida; outras procuram anestesiar-se de diversas formas para também procurarem escapar-se… 

É claro que todos nós precisamos de nos distanciar dos problemas de vez em quando. Mas se as nossas estratégias habituais para lidar com os problemas que nos surgem são o evitamento e a fuga, então é certo que os problemas se vão multiplicar. Eles não desaparecem magicamente. Aquilo que realmente desaparece, ou fica tapado quando nos desligamos e fugimos dos nossos problemas, é o nosso poder para crescermos, mudarmos e curarmo-nos. 

 Mindfulness é a arte para enfrentar as dificuldades de formas que possam conduzir a soluções eficazes, assim como, harmonia interior. 

 Seja Mindful!

Nenhum comentário:

Postar um comentário